PUBLICIDADE
Notícias

Médicos ressuscitam homem que ficou com coração parado por 80 minutos

O mecânico John Thomson foi submetido a mais de 50 choques elétricos no peito e uma cirurgia de emergência

15:16 | 03/12/2012
NULL
NULL

Um homem britânico de 60 anos conseguiu ser ressuscitado pela equipe médica após seu coração ficar aproxima-damente 1 hora e meia sem bater. O mecânico John Thomson sofreu um ataque cardíaco que o levou ao estado de "quase morto" em maio de 2012.

Thomson acionou o resgate após sentir fortes dores no peito, mas o ataque só aconteceu quando a equipe já tinha chegado em sua casa. Por conta disso, ele precisou ser removido com urgência ao hospital.

O trabalho dos paramédicos, que durou mais de meia hora, incluiu a aplicação de mais de 50 choques elétricos no peito do mecânico, a fim de reanimá-lo. Todas essas tentativas ocorreram dentro da ambulância, durante o transporte do paciente ao Hospital Geral de Northampton.

Já na mesa de cirurgia, Thomson apresentava um quadro considerado "clinicamente morto". Isso acontece quando o coração fica incapaz de bater por conta própria. A equipe médica, no entanto, resolveu não desistir, mesmo diante do estado do mecânico.

A medida tomada foi a realização de um procedimento cirúrgico de urgência. Dois stents (próteses metálicas usadas para desobstruir artérias do coração) foram aplicadas no paciente e o bombeamento sanguíneo foi promovido de forma artificial durante a operação, para que o homem não perdesse a circulação no corpo.

Com o sucesso do desbloqueamento da artéria, Thomson recebeu mais um choque elétrico, que fez o seu coração bater imediatamente, após ter passado 80 minutos parado. De acordo com a imprensa inglesa, o mecânico ficou nove dias em coma induzido, com a cabeça sendo refrigerada constantemente, para que ele não ficasse com nenhuma sequela no cérebro pela falta de oxigenação.

O homem, pai de dois filhos, recebeu em setembro um novo stent no coração e espera retomar as suas atividades até o fim do mês.

Redação O POVO Online

TAGS