PUBLICIDADE
Notícias

Cerca de 20% da população possui "colesterol ruim" acima do ideal

Os altos níveis de LDL no organismo são decisivos no risco de desenvolver doenças no coração

14:35 | 26/12/2012
NULL
NULL

Cerca de 20% da população apresenta a taxa de LDL (colesterol ruim) acima do ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os dados ainda mostram que só no Brasil o problema atinge de 12% a 15% da população, o que equivale a aproximadamente 22 milhões de pessoas.

Os altos níveis de LDL no organismo são decisivos no risco de desenvolver doenças no coração, principalmente devido ao acúmulo de gordura nas artérias, obstruindo os vasos sanguíneos.

O aumento do LDL no corpo acontece pela ingestão excessiva de gordura saturada, presente na carne, no leite e em alimentos de origem animal em geral. Ele também é encontrado na gordura trans, formada no processo de hidrogenação industrial, que transforma óleos vegetais em gordura sólida.

O LDL não é o único colesterol encontrado no organismo. Há também o HDL (colesterol bom), responsável por remover o excesso de colesterol ruim no sangue e reduzir o risco da formação de gordura nas artérias. Ele pode ser adquirido em uma dieta rica em gordura polinsaturada (soja, girassol, peixes) e gordura monoisanturada (azeite, nozes e castanhas).

Outras formas de combater o LDL é consumir frutas, verduras e cereais, além de realizar atividades físicas.

Redação O POVO Online

TAGS