PUBLICIDADE
Notícias

Comer chocolate faz cérebro produzir "entorpecente" semelhante ao ópio

Os pesquisadores puderam constar que o sistema cerebral de recompensa por consumo excessivo costuma ser mais complexo do que se pensava

16:51 | 20/09/2012
NULL
NULL

Segundo estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, o desejo de comer chocolate está ligado à produção de uma substância semelhante ao ópio (entorpecente), fabricada no cérebro.

O estudo foi fundamentado a partir de experiências feitas com ratos de laboratório. Após receberem uma droga que ativa uma região do cérebro denominada "estriado" (responsável pelos movimentos e pelos hábitos), as cobaias passaram a consumir o dobro do chocolate oferecido.

Os pesquisadores puderam constar que o sistema cerebral de recompensa por consumo excessivo costuma ser mais complexo do que se pensava. Ao consumir o doce, a quantidade de encefalina no organismo dos ratos aumentou.Essa substância é uma droga natural semelhante à morfina.

A experiência foi fundamental para a compreensão da compulsão alimentar nos humanos. O novo desafio dos cientistas é descobrir o que acontece com o cérebro quando o indivíduo passa em frente ao seu restaurante preferido e sente fome repentina.

Redação O POVO Online

TAGS