PUBLICIDADE
Notícias

Cientistas estudam gel que pode evitar contágio de HIV

Trata-se de um gel ou microbicida de uso tópico para mulheres e homens, de aplicação vaginal ou retal, que oferece um método de proteção contra o contágio do vírus HIV

11:19 | 05/07/2012

Cientistas espanhóis estão desenvolvendo o primeiro gel que poderá prevenir o contágio de HIV durante o ato sexual e que já superou as primeiras experiências 'in vitro' com eficácia de 90 por cento.

Os resultados dos estudos feitos por investigadores do Laboratório de Imunologia Molecular do Hospital Gregorio Marañón e da Universidade de Alcalá de Henares ,foram publicados na revista científica Journal Of Controlled Release, e apresentados nesta quinta-feira,5, a imprensa.

Trata-se de um gel ou microbicida de uso tópico para mulheres e homens, de aplicação vaginal ou retal, que oferece um método de proteção contra o contágio do vírus HIV.

O gel possibilita de 18 a 24 horas de proteção após o contato sexual, atua também como um anti-inflamatório que impede a chegada de células susceptíveis de serem infectadas.

Javier de la Mata, da Universidade de Alcalá de Henares, explicou que a investigação, que começou em 2003, se baseia na aplicação de um dendímetro (um tipo de molécula de tamanho nanoscópico) que bloqueia a infecção de células epiteliais e do sistema imunológico ao HIV.

Atualmente estão sendo feitos testes “ratos humanizados”, isto é, aqueles que não têm problemas no sistema imunológico e que são injetados com células humanas.

Muñoz explicou que ainda é cedo para saber se vai funcionar em humanos, o que só deverá poder comprovar-se dentro de três a cinco anos.

Não existe nenhum gel similar no mercado e o mais parecido é um microbicida em pesquisa na Austrália e que se encontra numa fase de desenvolvimento mais avançada que o espanhol.Com informações do Portal Sol.

 

Redação O POVO Online

TAGS