MPF anexa e-mails trocados entre caseiro e Instituto Lula como "provas" contra o ex-presidente
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o conteúdo das mensagens, com notícias sobre a rotina da propriedade, pode ser mais um indício de que o petista era o dono do sítio
E-mails trocados entre o caseiro do sítio de Atibaia, no interior de São Paulo, e um destinatário do Instituo Lula, no endereço ‘[email protected]’, foram anexados à denúncia envolvendo o ex-presidente na Operação Lava Jato.
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o conteúdo das mensagens, com notícias sobre a rotina da propriedade, pode ser mais um indício de que o petista era o dono do sítio. Elcio Pereira Vieira, o Maradona, de acordo com a investigação, mantinha Lula informado sobre o que ocorria na chácara ao encaminhar listas de materiais de construção e recibos de compras.
A acusação afirma que a anotação foi feita pelo filho de Edivaldo Pereira Vieira, irmão de Maradona, quando procuradores da força-tarefa ‘efetuaram diligências investigativas em Atibaia’. Segundo a denúncia, Edivaldo prestou serviços no sítio.
“Na diligência efetuada pelos membros do Ministério Público Federal, Edivaldo respondeu falsamente que nunca trabalhou na propriedade e, após informado do dever de falar a verdade, seu filho anotou os dados de integrantes da força-tarefa para eventual contato, o que nunca ocorreu”, aponta a denúncia.
Defesa
A defesa do petista afirma que o sítio não pertence ao ex-presidente e que tudo que ele teria para esclarecer sobre a propriedade já foi dito por Lula.
O criminalista José Roberto Batochio, ao longo do inquérito, ressaltou que o sítio está registrado em nome de Fernando Bittar e Jonas Suassuna que já "declararam e apresentaram documentos que comprovariam a propriedade do imóvel e a origem dos recursos para sua compra".
"Quem é dono de um imóvel, é quem consta no cartório de registro de imóveis. Não obstante essa prova material, se quer dizer que o imóvel pertence ao presidente Lula. Seria o esmo que dizer que a Torre Eiffel pertence a qualquer um de nós", disse. A defesa do ex-presidente também nega que ela seja proprietário do apartamento no Guarujá.
Redação O POVO Online