AO VIVO: Trump anuncia fechamento do espaço aéreo da Venezuela

Maduro reage ao rompimento com seis companhias aéreas como "ameaça colonialista contra o povo venezuelano"

08:17 | Dez. 01, 2025

Por: Lorena Frota
Maduro considera a decisão de Trump ameaça colonialista (foto: Reprodução OP News)

Com apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, o programa O POVO News desta segunda-feira, 1°, repercute o fechamento do espaço aéreo norte-americano sobre ao redor da Venezuela. Em meio as tensões entre o presidente Donald Trump, o presidente venezuelano Nicolás Maduro considera a situação como "ameaça colonialista".

A decisão de Trump gerou a suspensão de contrato com seis companhias aéreas: a espanhola Iberia, a portuguesa TAP, a colombiana Avianca, a filial colombiana da chileno-brasileira Latam, a brasileira GOL e turca Turkish.

Nas redes sociais, Trump escreveu que "todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas" devem considerar o espaço aéreo "fechado em sua totalidade". Já o chanceler venezuelano Yván Gil, se pronunciou e condenou o ato como "uma nova agressão extravagante, ilegal e injustificada contra o povo da Venezuela".

A tensão entre os dois países iniciou-se em setembro deste ano, com 83 pessoas mortas em mais de 20 ataques contra supostas 'narcolanchas' no Caribe e no leste do Pacífico.

Segundo informações a AFP, cerca de 75 voos foram realizados este ano, com pelo menos 13.956 venezuelanos deportados dos Estados Unidos.

*com informações da AFP

Assista 

Acompanhe

O programa O POVO News ocorre de segunda à sexta-feira, em duas edições. A programação aborda as principais notícias do dia, comentadas e analisadas por especialistas.

Quando: Segunda a sexta-feira, às 8 horas e às 18 horas

Onde: Youtube, Linkedin, Instagram, Facebook e TikTok do O POVO