Ato em Fortaleza reúne oposição na Praça Portugal e Bolsonaro participa por chamada
Evento reúne líderes bolsonaristas com mandato no Ceará. Foi feita chamada de vídeo com o ex-presidente
18:01 | Ago. 03, 2025
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou por vídeo chamada de manifestação na Praça Portugal, em Fortaleza, pela anistia e contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bolsonaro cumpre medidas cautelares, com tornozeleira eletrônica, e não pode participar das manifestações organizadas por apoiadores em alguns lugares do Brasil neste domingo, 3.
Em Fortaleza, compareceram parlamentares do PL no Ceará e também a deputada federal Dayany Bittencourt, o marido dela, ex-deputado Capitão Wagner, o deputado estadual Sargento Reginauro (os três do União Brasil) e o senador Eduardo Girão (Novo).
Um homem pediu para colocar uma faixa em referência a Ciro Gomes (PDT) e perguntou aos organizadores se haveria problema. Eles responderam que o foco da manifestação era contra Moraes e o pedido de anistia, sem relação com a possível aliança eleitoral. A faixa não foi exposta.
PL, União Brasil, Novo e PSDB, além de parlamentares atualmente filiados ao PDT mas que planejam saída, projetam formar uma aliança para disputar a eleição estadual do ano que vem. Ciro é cotado para concorrer a governador, assim como o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o senador Eduardo Girão. Este último era o único dos três a estar presente.
Havia bandeiras do Brasil, dos Estados Unidos e também cartazes com frases em inglês no ato.
O deputado federal André Fernandes (PL) exibiu videochamada com Bolsonaro pelo celular. O ex-presidente viu o público presente e ouviu gritos de apoio.
Com informações de Mariana Lopes