AO VIVO: Guerra Israel x Irã: países falam em vitória e indicam cessar-fogo; caso Juliana Marins

Na segunda-feira, 23, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicanos) anunciou um acordo de cessar-fogo entre os países

08:04 | Jun. 25, 2025

Por: Rogeslane Nunes
Guerra Israel x Irã: países falam em vitória e indicam cessar-fogo; caso Juliana Marins (foto: Reprodução/O POVO News)

Com a apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a primeira edição do programa O POVO News desta quarta-feira, 25, repercute as declarações de vitória das principais autoridades de Israel e Irã sobre o conflito entre os países. As ofensivas completaram 12 dias. 

As manifestações ocorreram após os países terem indicado uma intenção de um cessar-fogo. Na segunda-feira, 23, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicanos) anunciou um acordo de cessar-fogo entre os países.

Horas após o anúncio, novos ataques foram registrados e Israel acusou o Irã de ter tomado a iniciativa. Nesta terça-feira, 24, o Exército iraniano negou o lançamento de mísseis contra o território israelense "ao longo das últimas horas", como denunciou Israel.

Aumento da pressão após intervenção dos EUA

O aumento da pressão sobre o conflito entre Israel e Irã aumentou após os EUA realizarem ataques contra três instalações nucleares iranianas no último sábado, 21. Trump compartilhou sobre a ofensiva nas sua rede social, a Truth Social, e disse que os Estados Unidos realizaram "ataques bem-sucedidos" contra três instalações nucleares do Irã.

Entre os alvos atingidos, Trump destacou que incluíam os dois principais centros de enriquecimento de urânio do Irã: a instalação subterrânea de Fordow e a usina de enriquecimento maior em Natanz. Os centros já tinham sido atacados por Israel anteriormente, mas com armas menores.

Quer receber as últimas notícias de Política pelo WhatsApp? Entre no canal Política do O POVO

Israel acusa Irã

Após Trump anunciar o cessar-fogo e Israel acusar o Irã de romper o acordo, o ministro israelense da Defesa, Israel Katz, declarou que Teerã havia disparado mísseis e afirmou que seu país "responderá com força à violação do cessar-fogo".

Sobre o acordo, o presidente norte-americano publicou na Truth Social: "Oficialmente, o Irã iniciará o CESSAR-FOGO e, na 12ª hora, Israel iniciará o CESSAR-FOGO e, na 24ª hora, o FIM Oficial da GUERRA DE 12 DIAS será saudado pelo mundo. Durante cada CESSAR-FOGO, o outro lado permanecerá PACÍFICO e RESPEITOSO".

Desde o início do conflito na sexta-feira, 13, o número de pessoas mortas passam de 400 pessoas no Irã, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde iraniano no sábado, 21. No Irã, estimativas apontam para mais de 20 pessoas mortas.

Caso Juliana Marins

O programa repercute também o caso da publicitária brasileira Juliana Marins, 26 anos, encontrada morta nessa terça-feira, 24, após equipes de resgate realizarem mais uma tentativa de salvar a turista, que sofreu um acidente na última sexta-feira, 20, durante uma trilha realizada no monte Rinjani, um vulcão na Indonésia.

O corpo de Juliana será retirado ao amanhecer desta quarta-feira, 25, no horário local da Indonésia - por volta das 19 horas no horário de Brasília. 

Após o resgate, o corpo será transportado até o posto de Sembalun e, de lá, levado em uma aeronave até o Hospital Bayangkara, onde passará pelos procedimentos legais.

O POVO News: Assista ao vivo

O programa O POVO News ocorre de segunda a sexta-feira em duas edições. A programação aborda as principais notícias do dia, comentadas e analisadas por especialistas.

  • Quando: Segunda a sexta-feira, às 8 horas e às 18 horas
  • Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO