Guimarães participa de ato por Conin e diz que postulação ao Senado está "mais forte que nunca"

Deputado defende reeleição de Conin e articula apoio interno visando sua possível candidatura ao Senado em 2026

16:47 | Jun. 22, 2025

Por: Wilnan Custódio
GUIMARÃES reforça apoio a Conin na disputa pelo comando do PT Ceará (foto: Assessoria Dep. José Guimarães)

A mobilização do Processo das Eleições Diretas (PED) para a direção do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará tem servido como demonstração de força do grupo do deputado federal José Guimarães (PT). Ele pretende ser candidato a senador, mas encontra resistências em aliados sobre a concentração de poder com o PT.

Na sexta-feira, ocorreu em Sobral, a 272 quilômetros de Fortaleza, o evento em apoio à reeleição do atual presidente do PT, Antônio Alves Filho, o Conin. Já havia ocorrido plenária recente em Quixadá.

“Ainda dizem que nossa candidatura não pode! Mais forte do que nunca”, disse Guimarães.

Conin é o atual presidente do PT Ceará e candidato à reeleição para continuar no comando da sigla no estado. A disputa pela direção do partido do governador Elmano de Freitas (PT) é fundamental nas articulações internas para as indicações de candidaturas nas eleições de 2026.

Em outro evento relacionado ao processo de candidatura, falas do deputado indicam que o apoio de Guimarães a Conin faz parte de uma estratégia para fortalecer sua possível candidatura ao Senado nas eleições de 2026.

Além de Conin, concorre à direção estadual do PT no Ceará a vereadora Adriana Almeida, que conta com o apoio da ex-prefeita de Fortaleza e também deputada federal Luizianne Lins. Nos bastidores da política cearense, Lins e Guimarães travam uma disputa pela indicação do PT à vaga no Senado Federal em 2026.

Na eleição de 2026, duas vagas para o Senado estarão em disputa com o fim dos mandatos de Cid Gomes (PSB) e Eduardo Girão (Novo). A segunda vaga na chapa de reeleição do governador Elmano de Freitas é disputada pelo partido de Cid Gomes, que afirma não ter intenção de concorrer novamente e tem indicado predileção pelo deputado federal Júnior Mano (PSB) como candidato.

No fim de junho, a maioria das forças no PT Ceará fecharam acordo, com as bênçãos do governador Elmano de Freitas e do ministro Camilo Santana, para apoiar Conin, alinhando-se ao deputado José Guimarães.

“Essa unidade é estratégica. O PT do Ceará está governando, ao mesmo tempo, o Brasil, o Estado e a capital, Fortaleza. Precisamos de um partido forte, organizado e conectado com as bases para sustentar esse projeto coletivo”, afirmou Guimarães à época.

Nas articulações para o pleito, marcado para o próximo dia 6 de julho, o Campo de Esquerda, liderado por Luizianne Lins, rejeitou a possibilidade de se retirar da disputa e decidiu manter a candidatura da vereadora Adriana Almeida.