Eunício Oliveira não vai recuar da candidatura ao Senado, considera suplente Nelinho
Licenciado do cargo, Eunício Oliveira (MDB) diz que não pretende retornar à Câmara como deputado federal em 2026
12:11 | Jun. 21, 2025
O deputado federal Eunício Oliveira (MDB) não deve abrir mão da pré-candidatura ao Senado Federal. Ele tirou licença da cadeira no Congresso para focar na pré-campanha e o suplente Nelinho Freitas (MDB) assumiu a vaga e deve ficar no cargo pelos próximos quatro meses.
Nelinho foi entrevistado pela rádio O POVO CNB Cariri nesta sexta-feira, 20, e afirmou que Eunício “não vê a possibilidade de voltar para o Congresso como deputado federal".
"Eu tenho conversado muito com ele e, nada mais justo pelo seu trabalho pelo Estado do Ceará, foi o senador que mais mandou recurso para o Estado. Dentro desse contexto, ele já pontuou que será, sim, pré-candidato ao Senado. Então, nesse momento, ele não vê a possibilidade de voltar para pro Congresso como deputado federal", destaca Nelinho.
Eunício já havia dito que a preferência do MDB é disputar o Senado Federal. Segundo ele, há um entendimento do partido para os estados
“Houve um entendimento partidário que a preferência nos estados brasileiros fosse para reforçar o Senado, onde o MDB sempre teve muita força”, afirma Eunício. Segundo o deputado, a preferência pela Câmara Alta é uma opção partidária de nível nacional.
Leia mais
Desde o fim das eleições municipais de 2024, as duas vagas da Câmara Alta do Congresso Nacional estão tendo protagonismo no Ceará. Em entrevista para a coluna do jornalista do O POVO Henrique Araújo, o presidente nacional emedebista, deputado federal Baleia Rossi, reiterou a fala de Eunício: "a prioridade do MDB,nacionalmente, é a pré-candidatura do nosso deputado Eunício ao Senado".
Segundo o deputado Nelinho, os nomes de Eunício Oliveira, José Guimarães e Junior Mano são os mais competitivos na corrida senatorial.
“Na minha forma de enxergar a política, eu acho que esses três nomes somam melhor para que forme uma chapa mais forte para o próximo ano. Dentro dessas definições, o nosso apoio já está firmado para o nosso partido, que é o ex-senador Eunício Oliveira, obviamente pela sua história, pelo seu trabalho,” afirma Nelinho.
O deputado federal José Nobre Guimarães (PT) também já havia destacado que não desistirá da pré-candidatura ao Senado na eleição de 2026.
"Sou pré-candidato a senador! Não vou recuar. Já recuei várias vezes em outros momentos, a pedido do Cid e do Camilo. A hora é essa, democraticamente", declarou ao O POVO na sexta-feira passada, dia 13 de junho.
O próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), elogiou ambos, Guimarães e Eunício, quando visitou o Ceará, em março. Ele afirmou que os dois terão papel importante nas eleições de 2026.
Assim como o PT, o MDB ocupa cargos estratégicos no Ceará, como a vice-governadoria, que atualmente é ocupada por Jade Romero (MDB). Ainda para a coluna, o dirigente ainda afirmou: "o diretório estadual do Ceará tem total liberdade para buscar a aliança que for mais oportuna para a eleição do nosso senador".