Gleisi diz que Edinho Silva tem "todas as qualidades" para ser próximo presidente do PT

Gleisi diz que Edinho Silva tem "todas as qualidades" para ser próximo presidente do PT

Hoffmann negou ser contra o nome de Edinho para o comando do PT. Para ela, a "prioridade é a reeleição de Lula"

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), afirmou que o ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT), tem "todas as qualidades" para ser o próximo presidente do Partido dos Trabalhadores, assim como outros filiados. "Temos que definir qual linha o PT vai atuar. A prioridade é a reeleição de Lula", disse a ministra.

Hoffmann negou ser contra o nome de Edinho para o comando do PT. A eleição interna do PT está marcada para o dia 6 de julho e deve definir o presidente que estará à frente da sigla na próxima eleição presidencial. Edinho é tido como favorito de caciques do partido. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A declaração de Gleisi foi dada em entrevista ao senador Jorge Kajuru (PSB-GO) no programa PodK Liberados, exibida na noite do domingo, 16, pela RedeTV!.

A crise no partido se instaurou após jantar na casa de Gleisi com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que um grupo de dirigentes do PT, ligados à corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), disse ao presidente que a candidatura de Edinho sofria resistência. O caso aconteceu na última quinta-feira, 6.

O presidente Lula, a atual ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann e Edinho Silva fazem parte da CNB. Apesar de ser o preferido de Lula para comandar o Partido dos Trabalhadores, Edinho não tem sido bem aceito em todos os campos do partido.

A ala estuda lançar um nome. O mais cotado é o senador Humberto Costa (PT-PE), que assumiu a presidência do PT como interino no lugar de Gleisi Hoffmann.

O deputado Rui Falcão (PT-SP) publicou, no dia 12 de março, uma carta falando sobre a eleição do PT. O texto indica uma possível intenção de disputar a liderança da sigla contra o ex-prefeito de Araraquara.

Falcão defendeu a renovação interna do PT como preparação para a possível reeleição de Lula. Questionado se teria interesse de disputar a presidência do partido, Falcão não respondeu.

Ele foi presidente da sigla entre 2011 e 2017 e faz parte da corrente Novo Rumo. Na época, quando liderou o partido, o deputado contava com o apoio da corrente Construindo um Novo Brasil. (Com Agência Estado)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Governo Lula PT Lula

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar