Eleição no Senado tem favorito, astronauta, cearense e senador que se diz instrutor da Swat
Girão, Pontes e do Val, porém, não devem representar uma ameaça real à candidatura de Alcolumbre, que tem o apoio de quase todos os partidos
Os senadores Eduardo Girão (Novo-CE), Marcos do Val (Podemos-ES) e Marcos Pontes (PL-SP) registraram candidaturas na disputa pela presidência do Senado. Pontes e Girão protocolaram os pedidos na segunda-feira, 27. Do Val já havia apresentado sua candidatura antes.
Girão é senador pelo Ceará e concorreu a prefeito de Fortaleza no ano passado. Ficou na quinta colocação. Do Val é fundador do Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (Cati) e se identifica como instrutor para unidades da Swat (Táticas e Armas Especiais) em cidades dos Estados Unidos. Marcos Pontes é astronauta e foi o primeiro sul-americano a ir para o espaço. Foi ministro da Ciência e Tecnologia do governo Jair Bolsonaro (PL).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os três serão os adversários de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) na disputa. O ex-presidente do Senado ainda não protocolou sua candidatura. A eleição está marcada para este sábado, dia 1º, a partir das 10 horas.
Girão, Pontes e do Val, porém, não devem representar uma ameaça real à candidatura de Alcolumbre, que tem o apoio de quase todos os partidos da Casa Alta do Congresso.
O PL de Marcos Pontes, por exemplo, apoia Alcolumbre. A iniciativa do senador paulista de lançar sua candidatura avulsa — o que no jargão legislativo significa que ela não tem o apoio da sua legenda — causou mal-estar na direita. O ex-presidente Jair Bolsonaro criticou publicamente Pontes pela empreitada — ataque que não foi suficiente para o senador recuar.