Mãe de Marielle descarta disputa por território no Rio como motivação para assassinato
Em delação, o ex-policial Ronnie Lessa, apontado como autor do crime, teria dito que Marielle virou alvo por defender a ocupação de terrenos por pessoas de baixa renda
12:31 | Mar. 24, 2024
A família da vereadora Marielle Franco descartou que o assassinato da vereadora Marielle Franco foi motivada por uma disputa por território na zona oeste do Rio de Janeiro. "Isso não procede", disse a mãe da vereadora, Marinete da Silva, em entrevista à CNN. "Se fosse na Maré, qualquer coisa relacionada a Maré, poderia até chegar a alguma conclusão, mas não existe isso", continuou. "O poder que ela exercia dentro da Câmara Municipal não era de território, era de vida", destacou Marinete.
Uma das linhas de investigação da Polícia Federal sobre a motivação do crime é uma disputa por terra na zona oeste do Rio, segundo O Globo. Em delação, o ex-policial Ronnie Lessa, apontado como autor do crime, teria dito que Marielle virou alvo por defender a ocupação de terrenos por pessoas de baixa renda e que o processo fosse acompanhado por órgãos como o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio e o Núcleo de Terra e Habitação, da Defensoria Pública do Rio.
Leia mais
Caso Marielle: prisões resultam de delação premiada de Ronnie Lessa
A execução das prisões e dos mandados na manhã deste domingo foi proposital. Os investigadores queriam surpreender os suspeitos. A inteligência policial havia indicado que os três estavam em alerta nos últimos dias, depois do STF homologar a delação premiada do ex-PM Ronnie Lessa.
Preso desde 2019 acusado de ser um dos executores do assassinato de Marielle e Anderson, Lessa apontou quem eram os mandantes, assim como a motivação do crime, ao aceitar o acordo de colaboração com a Polícia Federal.
Segundo o delator, os mandantes do crime fazem parte de um grupo político poderoso no Rio de Janeiro interessado em diversos âmbitos do estado carioca. À PF, Lessa detalhou encontros desse grupo e indícios de motivações.
Esposa de Ronnie Lessa é presa por tráfico internacional de armas; ENTENDA
Caso Marielle: mãe e irmã da vereadora se pronunciam sobre prisões
Ministra da Igualdade Racial e irmã de Marielle, Anielle Franco declarou, em publicação no X (antigo Twitter) que “hoje é mais um grande passo para conseguirmos as respostas que tanto nos perguntamos”.
“Agradeço o empenho da PF, do governo federal, do MP federal e estadual e do ministro Alexandre de Moraes. Estamos mais perto da Justiça”, acrescentou.
Marielle Franco: irmã e filha fazem homenagem após 6 anos de morte; VEJA
Já a mãe da vereadora falecida, Marinete, afirmou ser “um domingo de muita dor, mas também para se fazer justiça”. Em entrevista à Globo News, ela sublinhou que maior surpresa das prisões foi o envolvimento de Rivaldo Barbosa, já que ele tinha uma relação de confiança com a família.
“A minha filha confiava nele e no trabalho dele. E ele falou que era questão de honra dele elucidar [a morte da vereadora]. Por questões óbvias, porque a Marielle, além dele confiar, a Marielle garantiu a entrada do doutor Rivaldo no Complexo da Maré depois de uma chacina para ele entrar e sair com a integridade física garantida”, narrou a mãe de Marielle. (Com Agência Estado)