Comissão aprova proposta para classificar açaí como fruta nacional do Brasil

Medida busca evitar que o fruto seja apropriado por empresas estrangeiras. Autor cita tentativas no exterior de patentear a marca "açaí".

15:22 | Nov. 10, 2022

Por: Agência Câmara
Pássaro come um açaí de uma cesta no barco do comerciante Evandro Santos, 38, morador da comunidade ribeirinha de São José, em Melgaço, sudoeste da Ilha do Marajó, estado do Pará (foto: AFP)

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 966/21, que considera o açaí como fruta nacional. O texto altera a Lei 11.675/08, que designou o cupuaçu como fruta nacional. Pela nova proposta, ambos passam a ser considerados frutas nacionais.

O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A tramitação é em caráter conclusivo — ou seja, após aprovado nas comissões, não precisará passar pelo plenário, salvo se houver divergência entre comissões ou recurso de pelo menos 52 deputados.

Autor da proposta aprovada, o deputado Paulo Bengtson (PTB-PA) afirma que a medida deverá valorizar um produto nativo da Amazônia brasileira e, ao mesmo tempo, evitar que o fruto seja apropriado por empresas estrangeiras. Ele lembra que já houve tentativas no exterior de patentear a marca “açaí”.

Situação semelhante aconteceu com o cupuaçu. Em 2000, a empresa japonesa Asahi Foods fez um pedido de patente do cupuaçu no Japão e na Europa. O caso levou o Congresso Nacional a aprovar a Lei 11.675/08. “O reconhecimento como fruta nacional reforça a proteção do fruto contra a biopirataria”, disse Bengtson.

O relator, deputado Airton Faleiro (PT-PA), recomendou a aprovação do texto. “A ideia é proteger a exploração econômica do fruto, bem como as práticas culturais relacionadas, especialmente as medicinais e alimentares”, disse. Faleiro lembrou que iniciativa semelhante (PL 2787/11) segue em tramitação na Câmara.

Açaí

O açaí é produzido por uma palmeira (o açaizeiro) comum na região Amazônica. Segundo Bengtson, o Pará é o maior produtor nacional e responsável por 95% de todo açaí consumido no mundo, com mais de 1,3 milhão de toneladas por ano.