PUBLICIDADE
Notícias

Líder do Governo nega contingenciamento de verba para o Ceará

Apesar de estar com as contas equilibradas, o Governo do Estado tem sofrido com a queda na arrecadação, especialmente de recursos oriundos de repasses da União

12:24 | 21/12/2015

[VIDEO1] 

O líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), negou contingenciamento de verba para o Ceará. Em entrevista ao Blog do Eliomar nesta segunda-feira, 21, Guimarães afirmou que não há prejuízo para os empenhos e para o Orçamento 2016. Os recursos para o Estado, principalmente relacionados a obras hídricas, estão todos garantidos, segundo ele.
[SAIBAMAIS 3]
O orçamento para o próximo ano foi aprovado na quinta-feira, 17. De acordo com Guimarães, a prioridade para o Ceará são verbas relacionadas a ações de convivência com a seca, como perfuração de poços profundos, construção de adutoras, além da conclusão da transposição do rio São Francisco e o Cinturão das Águas. "Não tem um centavo contingenciado para o Ceará", afirmou.

Nesta segunda-feira, Guimarães embarcou para Brasília, onde participa de reunião de líderes. Sobre a pesquisa que mostrou melhora na popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT), o líder disse que o Governo está convencido de que está conseguindo “debelar” crise política “fabricada pela oposição”.

Apesar de estar com as contas equilibradas, o Governo do Estado tem sofrido com a queda na arrecadação, especialmente de recursos oriundos de repasses da União. O secretário da Fazenda, Mauro Filho, já afirmou que, só em novembro, o Ceará perdeu cerca de R$ 80 milhões. O impacto, considerando o ano, é de cerca de R$ 400 milhões a menos nos cofres públicos.

Novo ministro
Guimarães ressaltou ainda que a classe política “está animada” com a indicação de Nelson Barbosa para o Ministério da Fazenda, após saída de Joaquim Levy. A posse de Barbosa está marcada para hoje.

“Nelson Barbosa, além de consolidar o ajuste, vai imprimir um ritmo para puxar o crescimento da economia brasileira. Ele é um homem preparado, tem uma visão muito estratégica sobre o estado”, destacou o líder.

Redação O POVO Online
TAGS