PUBLICIDADE
Notícias

STJ julga hoje pedido de habeas corpus de presidente da Andrade Gutierrez

11:10 | 24/11/2015
A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga na tarde desta terça-feira, 24, o pedido de liberdade do presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, preso preventivamente desde junho na Operação Lava Jato. Ele é acusado de praticar os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em contratos da empreiteira com a Petrobras. No último dia 13, Azevedo permaneceu em silêncio durante seu interrogatório na Justiça Federal do Paraná, perante o juiz Sérgio Moro.

No habeas corpus apresentado ao STJ, os advogados do executivo argumentam que ele está preso com fundamentação apenas na posição ocupada na empresa e "potencial conhecimento do esquema" de corrupção e cartel na Petrobras. Além disso, alegam que a manutenção da prisão do executivo tem como base a possível continuidade de contratação da empresa com o poder público, o que seria, segundo a defesa, violação à presunção de inocência e "mero discurso populista".

A defesa argumenta ainda que Otávio de Azevedo é presidente da holding Andrade Gutierrez, controladora da construtora de mesmo nome, mas que possui corpo diretor próprio.

Na semana passada, o ministro Ribeiro Dantas - que é relator no STJ dos pedidos de liberdade ligados ao esquema de corrupção na Petrobras - votou por tirar da prisão o publicitário Ricardo Hoffmann, preso preventivamente na Lava Jato. O julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Félix Fischer.

TAGS