PUBLICIDADE
Notícias

Onze vereadores já prestaram depoimento no MPCE sobre caso da VDP

O depoimento dos 43 vereadores estava previsto para os dias 12 e 13 de novembro, mas apenas nove parlamentares compareceram na data marcada

17:01 | 23/11/2015
NULL
NULL
Ao todo onze vereadores de Fortaleza já prestaram esclarecimentos junto à Procuradoria de Crimes contra a Administração Pública (Procap) sobre as investigações de desvio da Verba de Desempenho Parlamentar (VDP) na Câmara Municipal. Nesta segunda-feira, 23, compareceu ao órgão, vinculado ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o vereador Deodato Ramalho (PT).

O depoimento dos 43 vereadores estava previsto para os dias 12 e 13 de novembro, mas apenas nove parlamentares compareceram na data marcada. Alguns alegaram incompatibilidade de horário com outras atividades e remarcaram a ida à Procap. Além de Deodato, compareceu, na sexta-feira, 20, o vereador João Alfredo (Psol). Ambos haviam justificado a ausência na data de convocação por causa de compromisso referente à Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga possíveis falhas na prestação de serviços da Companhia Energética do Ceará (Coelce).
[SAIBAMAIS 3]
Também prestaram depoimento os vereadores Robert Burns (PTC), Wellington Saboia (PSC), Toinha Rocha (Psol), Ziêr Férrer (PMN), Ronivaldo Maia (PT), Alípio Rodrigues (PTN), Paulo Diógenes (PSD), Márcio Cruz (Pros) e Ruthmar Xavier (PR).

O promotor da 18ª Promotoria de Justiça Criminal, Marcus Amorim, afirmou que novo cronograma de depoimentos dos vereadores deve ser marcado para os próximos dias. Segundo ele, alguns parlamentares têm justificado a ausência e remarcado nova data.

O vereador Deodato Ramalho disse que levou a documentação solicitada pelo MPCE e a conversa foi rápida. “Deixaram claro que estão em busca de alguns elementos, mas não há acusação contra nenhum vereador”, frisou o petista.

Segundo Amorim, as investigações seguem paralelas aos depoimentos dos parlamentares. Já foram ouvidos servidores da Câmara e funcionários ligados ao Correios. Nessa fase, a 18ª Promotoria de Justiça Criminal e a 24ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, em parceria com a Procap, investigam esquema de desvio de verba, mediante a apresentação de recibos falsos dos Correios para justificar despesas dos gabinetes dos vereadores.

Escândalo da VDP
No final de outubro, o MPCE anunciou a convocação de todos os parlamentares de Fortaleza em exercício até 2014 para prestarem esclarecimentos sobre rombo de quase R$ 11 milhões nos cofres do Legislativo referente aos últimos sete anos. A ação é um desdobramento das investigações que já resultaram em denúncias contra os ex-vereadores Antônio Farias de Sousa, o “A Onde É”, e Leonel Alencar Júnior, o “Leonelzinho Alencar”.

À época, o MPCE afirmou que convocaria todos os parlamentares porque, no departamento responsável pela VDP, todas as despesas solicitadas individualmente pelos vereadores eram reunidas (não se sabe se de forma aleatória) com pagamento em cheque único. No meio do bloco, foram detectadas despesas reais e outras fictícias, segundo o MPCE. Por isso, será necessário ouvir todos os vereadores para identificar quem fez determinado gasto.

Redação O POVO Online
TAGS