PUBLICIDADE
Notícias

Ex-relator de ações contra Dilma diz que presidente fez 'política desastrosa'

11:10 | 05/11/2015
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha - que relatou ações de cassação da presidente Dilma Rousseff até o mês passado, enquanto ocupava posto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - disparou uma série de críticas à petista nesta quinta-feira, 5. Para o magistrado, Dilma causou prejuízo ao País com uma política desastrosa no setor elétrico.

Em seminário sobre infraestrutura, Noronha afirmou que consumidores já tiveram aumentos nas contas de luz neste ano e terão outras. "Só tem um jeito agora: forçar na tarifa o prejuízo causado por uma política desastrosa da presidente Dilma. Sentia ela que entendia de tudo. A prova é que ela não entendia de nada em matéria de setor elétrico", disse. Em 2012, Dilma anunciou uma redução média de 20% nas contas de energia, medida que acabou não se sustentando nos anos seguintes.

Noronha era relator das duas ações de investigação da campanha de Dilma, propostas pelo PSDB, pedindo a cassação do mandato da presidente e do vice Michel Temer. No início do mês passado, ele deixou as relatorias, já que seu mandato no TSE terminou antes da conclusão dos processos. Atualmente, as ações estão sob a relatoria da ministra Maria Thereza de Assis Moura, que anunciou que vai abrir mão da função, já que havia decidido anteriormente pelo arquivamento do caso.

No seminário, o magistrado ainda fez críticas à condução da política econômica, às chamadas "pedaladas fiscais" e à política de desonerações. De acordo com o ministro, foram dados incentivos a companhias automobilísticas, para um setor que, segundo ele, está "indo embora" neste momento de crise e demitindo funcionários. "Jogamos dinheiro pelo ralo", afirmou.

TAGS