PUBLICIDADE
Notícias

Relator diz que José Genoino praticou corrupção ativa

18:39 | 03/10/2012
O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, afirmou que o ex-presidente do PT José Genoino praticou o crime de corrupção ativa. Ele disse que o petista participou da negociação do repasse de recursos a PP e PTB. Observou ainda que Genoino assinou empréstimos fraudulentos usados no esquema.

"Houve colaboração específica de Genoino. O acusado executou o delito de corrupção ativa em relação ao corréu Roberto Jefferson em negociação direta. Vale salientar que Genoino admitiu assinar empréstimos fraudulentos, demonstrando sua proximidade com Marcos Valério", afirmou o relator.

O ministro destacou um depoimento de Emerson Palmieri, ex-secretário do PTB, em que este afirma que as negociações de recursos eram feitas por Jefferson com Genoino e o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares. Segundo Palmieri, após essas reuniões, um dos petistas ligava para o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. O relator destacou ainda que depoimentos de parlamentares do PP confirmariam que Genoino também participou de "acordo financeiro" com aquele partido.

TAGS