PUBLICIDADE
Notícias

PT pede cassação da candidatura do PSB em Recife

20:04 | 03/10/2012
O PT deu entrada nesta quarta na Justiça Eleitoral com um pedido de cassação do registro da candidatura de Geraldo Julio, do PSB, e a imediata suspensão de propaganda institucional do Governo do Estado nos meios de comunicação, por alegação de "propaganda casada" com a campanha do socialista.

Na representação, a coligação de apoio ao candidato do PT, Humberto Costa - Para o Recife Seguir Mudando - afirma haver "desvio de finalidade em propaganda institucional do governo do Estado", cujas peças "têm sido divulgadas à exaustão na internet, TV e rádio".

Protocolada sob o número 140-401/2012, a representação se baseia no artigo 73 da Lei 9.504/97, "que trata do comportamento dos agentes públicos nos pleitos eleitorais, proibindo certas condutas para evitar que a igualdade de oportunidades entre candidatos seja afetada".

A coligação também quer o impedimento do juiz João Maurício Guedes Alcoforado ao Tribunal Regional Eleitoral. A justificativa é o parentesco do magistrado com o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, de quem é cunhado. No final de agosto, o PT havia entrado com ação semelhante, pedindo a impugnação da candidatura de Geraldo Julio, também por propaganda casada. A ação ainda não foi julgada e ficou a cargo de Alcoforado.

"Não há como manter o juiz eleitoral à frente da Zona Eleitoral responsável, dentre outras atividades, pelo registro e pela diplomação dos candidatos", diz a representação.

Aliados em todos os níveis, o PT e o PSB romperam no âmbito municipal diante do processo de escolha do candidato à sucessão do prefeito petista João da Costa. O prefeito queria ser candidato à reeleição, mas teve seu nome vetado pela direção nacional, que indicou Humberto Costa. O governador Eduardo Campos lançou Geraldo Julio e abraçou integralmente a campanha do correligionário com o apoio da coligação da Frente Popular, que reúne 14 partidos. Geraldo Julio, que foi seu secretário no governo estadual, está em crescimento constante e nas últimas pesquisas não somente alcançou a liderança, como surge com a possibilidade de vitória no primeiro turno.

Rachado internamente, o PT caiu da posição de liderança - no início das pesquisas - para a terceira colocação. A campanha não defende a gestão de João da Costa e o prefeito, em entrevista coletiva, nesta terça (02) afirmou que Humberto "caminha para a maior derrota do PT no Brasil". Correndo por fora, o tucano Daniel Coelho surpreendeu e está em segundo lugar na preferência do eleitorado, de acordo com as pesquisas.

TAGS