PUBLICIDADE
Notícias

Pochmann consegue ir ao 2º turno em Campinas

10:45 | 08/10/2012
Depois de iniciar a campanha com 1% das intenções de voto, o economista Márcio Pochmann (PT) conseguiu levar a disputa pela Prefeitura de Campinas para o 2.º turno com 27% dos votos e começa nesta segunda-feira as conversas com aliados do PDT, tendo como meta principal o apoio do PMDB, para tentar vencer Jonas Donizette (PSB). Apoiado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), o deputado federal terminou com 47%.

Com uma campanha dominada por trocas de acusações entre os adversários, a disputa foi nacionalizada pela polarização entre PT e PSDB. O prefeito Pedro Serafim (PDT), que também tinha chance de ir para o 2.º turno, teve 18% dos votos.

Indicado diretamente pelo ex-presidente Lula, após o partido se envolver no maior escândalo de corrupção da prefeitura no ano passado, Pochmann teve em seu palanque Lula e ministros como Aloizio Mercadante (Educação), Alexandre Padilha (Saúde), Miriam Belchior (Planejamento) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência).

O petista atribui seu crescimento a fatores como a coligação com o PSD, que representa o empresariado da cidade, e ao trabalho da militância. "Nosso objetivo nesse momento era estar no 2.º turno��, disse o petista. Pochmann lembrou que sua escolha para a disputa faz parte de renovação dos quadros dentro do PT.

Jonas vai contar com o apoio de Alckmin para disputar o apoio de partidos que fazem parte da base de sustentação no Estado, como o PTB, do deputado estadual Campos Machado.

Ele está confiante e diz o motivo. "Em todas as zonas eleitorais a nossa candidatura foi vitoriosa��, afirmou Jonas que, no entanto, esperava vencer já no 1.º turno da eleição.

Uma aproximação com o PDT também é vista com cautela, principalmente após enfrentamento entre os candidatos durante a campanha - Serafim foi um dos maiores críticos de Jonas durante a corrida eleitoral, atribuindo a ele a adoção de pedágios urbanos na cidade. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

TAGS