PUBLICIDADE
Notícias

Joaquim Barbosa afirma que Dirceu foi o principal articulador do mensalão

O relator do caso destacou as fortes relações entre o ex-ministro-chefe da Casa Civil e o publicitário Marcos Valério

15:54 | 03/10/2012
O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início ao julgamento do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, suposto chefe do mensalão. O ex-ministro integra o chamado “núcleo político” do esquema, composto ainda por outros ex-dirigentes do PT.

O relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, analisa também a conduta do ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares. De acordo com a acusação, o grupo estaria no comando do esquema de compra de apoio político no Congresso durante o governo Lula. Sobre Dirceu, Barbosa afirmou: "É certo que José Dirceu, em razão da força política e administrativa que exercia, foi o principal articulador dessa engrenagem. [Dirceu] Reunia-se com o principal operador do esquema, Marcos Valério, para tratar de repasses de dinheiro e acordos políticos".

Disse ainda: "Os dados permitem perceber que Dirceu comandou a atuação de Delúbio e Valério. Os fatos aqui mostrados derrubam de uma vez a tese da defesa de que José Dirceu não tinha nenhuma relação com Marcos Valério".

O relator deve seguir o argumento da acusação e condenar os réus pelo crime de corrupção ativa. Serão julgados nessa etapa também o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto, o publicitário Marcos Valério e ex-sócios e ex-funcionários do empresário. A leitura do voto de Barbosa deve terminar somente na quinta-feira, 4.

Nessa segunda-feira, 1º, os ministros concluíram o julgamento de parlamentares que receberam dinheiro pelo esquema. A Corte entendeu que o mensalão envolveu compra de votos e não caixa 2 de campanha, como sustenta a defesa.

Acompanhe as últimas notícias sobre as Eleições 2012.
Redação O POVO Online

TAGS