PUBLICIDADE
Notícias

Ciro diz que Lula não é Deus e que Elmano "não existe"

Para o ex-deputado federal, o ex-presidente da República "vem aqui insultar de forma ingrata a maioria esmagadora da população"

11:09 | 03/10/2012

Incomodado com a força política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sucessão eleitoral de Fortaleza, o ex- deputado federal Ciro Gomes (PSB) decidiu partir para o ataque na tentativa de garantir a presença do candidato de seu partido, Roberto Cláudio, no segundo turno. Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, Ciro afirmou que Lula não é Deus e que o candidato Elmano de Freitas (PT) "não existe".

"O que existe aqui é o Lula, 24 horas por dia no rádio e na televisão. Não somos só nós do PSB. O Inácio Arruda é senador do PC do B, está na base do governo Dilma e apoiou o Lula a vida inteira. Ele merecia um pouquinho mais de consideração. O PDT que está na base do governo Dilma também tem candidato. Não estou falando de mim. Eu me garanto. Se eu tiver medo do Lula aqui, está na hora de sair da política", afirmou.

Ciro chamou ainda o ex-ministro José Dirceu de "aloprado" e afirmou que o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) vai sair direto da presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para a cadeia.

Veja a entrevista na íntegra:

Assim que se engajou na campanha do petista Fernando Haddad, a senadora Marta Suplicy afirmou que o Lula é Deus. O senhor concorda com isso?
Acho que não deveria remanescer nenhuma dúvida, especialmente no Lula, de que ele não é Deus. Ele é um grande quadro político, que tem merecidamente o reconhecimento e o carinho da população brasileira. Faltam amigos verdadeiros perto dele para dizer que um certo recato guardaria melhor a grande memória que ele merece do povo brasileiro. De mim inclusive.

Como assim?
Aqui no Ceará, por exemplo, 86% da população votaram nele. Sendo que quando eu fui candidato, eu ganhei dele nas duas eleições, tanto em 1998 quanto em 2002. No segundo turno, eu votei nele. Nós queremos muito bem a ele aqui no Estado. Agora, ele descuidado disso, vem aqui insultar de forma ingrata a maioria esmagadora da população. É do tamanho de abraçar o Maluf, no jardim da mansão do Maluf. Nada contra o Maluf. Mas foi o Lula que disse 'coisas' do Maluf.

Mas todos os partidos fazem alianças.
A questão do Lula com o Maluf não é a questão da aliança. É o despudor, a falta de humildade para explicar aquela contradição para a população. Tem um candidato jovem, eu preciso de tempo de televisão para apresentá-lo e, aqui em São Paulo, o tempo de televisão disponível quem tem é o PP. Vamos conversar aqui com os aliados para compreender que tem uma história de antagonismo com o Maluf. Tudo isso embalado assim é diferente de o cara dizer: porque eu sou Deus e faço o que eu quiser. E vocês baixem a cabeça. Aqui no Ceará não tem isso.

Há um temor com a entrada do Lula na campanha de Fortaleza?
O candidato do PT aqui não existe. O que existe aqui é o Lula, 24 horas por dia no rádio e na televisão. Não somos só nós do PSB. O Inácio Arruda é senador do PC do B, está na base do governo Dilma e apoiou o Lula a vida inteira. Ele merecia um pouquinho mais de consideração. O PDT que está na base do governo Dilma também tem candidato. Não estou falando de mim. Eu me garanto. Se eu tiver medo do Lula aqui, está na hora de sair da política.

O senhor foi ministro do governo Lula na época do mensalão. O senhor está convencido que o mensalão existiu?
Mensalão como tal, com suposta mesada, acho que não. Agora está demonstrado que houve tráfico de influência, dinheiro ilegal. Isso é óbvio. Na época, eu defendia o Lula, fiz parte da coordenação, estava muito claro já que tinha havido coisa grave ali. Acho que dizer que não existe é um equívoco. Ele (Lula) tem justo direito de dizer que não sabia, portanto, que não é responsável por isso. Mas que não aconteceu... Agora, ele (Lula) vai ficar exposto porque está tudo provado..

O senhor acha que o José Dirceu foi o mentor do mensalão?
Acho que ele é um dos petistas que alopraram. São muitos petistas que perdem a noção completamente. Acho que ele continua sem nenhum recato. O João Paulo saiu pela porta dos fundos da Câmara para escapulir de uma cassação. E aí volta e vai para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, de onde vai sair para a cadeia. Nem sequer um certo recato essa gente tem. Uma parte do PT, confiando que Lula é Deus, acha que pode fazer o que bem quiser e entender. Mas eu conheço um PT muito sério, muito decente, que é o PT do José Eduardo Cardozo, é um cara exemplarmente correto. A Dilma é uma pessoa muito correta.

O POVO Online

com informações do jornal

O Estado de S.Paulo

TAGS