PUBLICIDADE
Notícias

Morre cientista político Carlos Nelson Coutinho

19:17 | 20/09/2012
O cientista político e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Carlos Nelson Coutinho morreu às 6h30 desta quinta, aos 69 anos, vítima de câncer no pulmão. Ele estava em casa, no bairro do Cosme Velho, na zona sul do Rio. Em nota, o reitor da UFRJ, Carlos Levi, manifestou pesar pela morte do professor, que segundo ele foi um dos nomes de maior destaque na história da universidade.

Livre-docente da Escola de Serviço Social da UFRJ, Coutinho é considerado um dos maiores especialistas no pensamento do filósofo húngaro György Lukács e do italiano Antonio Gramsci. É também autor de elogiada tradução para o português de "O Capital", de Karl Marx.

Coutinho publicou vários livros, como "Gramsci, um Estudo sobre seu Pensamento Político" e "A Democracia como Valor Universal". Foi diretor-geral da Editora UFRJ entre 2003 e 2011 e, em junho deste ano, recebeu o título de professor emérito, por sua contribuição à universidade.

Nascido na cidade baiana de Itabuna em 28 de julho de 1943, o professor deixa mulher e filha. Seu corpo será cremado nesta sexta de manhã no cemitério do Caju, na zona portuária do Rio.

TAGS