PUBLICIDADE
Notícias

Kátia Rabello não poderia ser condenada, diz defesa

17:35 | 03/09/2012
O advogado José Carlos Dias, que defende a ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello, afirmou nesta segunda que o relator do processo do mensalão, o ministro Joaquim Barbosa, chancelou toda a tese do Ministério Público Federal ao votar pela condenação dos réus ligados à instituição bancária. "Ele (o relator) adotou a acusação em todos os seus termos", criticou Dias, que é ex-ministro da Justiça, em entrevista durante o intervalo da sessão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Questionado se é justo um magistrado adotar a tese da acusação, o advogado respondeu: "Se a ótica da acusação for da justiça, é. Mas não é o caso aqui". O defensor declarou estar "absolutamente convencido" de que Kátia Rabello "não poderia ser condenada". Dias disse não estar convencido que os demais ministros estejam com os votos prontos.

Perguntado o motivo pelo qual Kátia assinou os empréstimos considerados falsos pelo MP e pelo relator, mesmo com pareceres contrários da área técnica do próprio Rural, o advogado admitiu que ela "pode ter errado, mas não de má-fé".

Dias disse que até esta terça a defesa vai apresentar aos demais ministros memoriais em que rebate "imprecisões" do voto do relator. Na tentativa de sensibilizar os demais magistrados, o advogado adiantou que um dos pontos a ser questionado é o chamado "aspecto ideológico" de um laudo da Polícia Federal. O documento, segundo Dias, sustenta que os empréstimos foram regulares e legais. Mas o relator, de acordo com o advogado, questionou a validade do laudo.

TAGS