PUBLICIDADE
Notícias

De volta ao governo, petistas dizem que aliança com PSB se mantém no Ceará e prometem apoiar Elmano

Nelson Martins falou em nome do grupo. Pinheiro, Camilo e o governador saíram sem dar entrevista

12:00 | 04/07/2012
NULL
NULL

Os deputados estaduais petistas Nelson Martins, Francisco Pinheiro e Camilo Santana retornaram, na manhã desta quarta-feira, 4, ao primeiro escalão do Governo do Estado. Mesmo rompido com o PT de Fortaleza, o governador Cid Gomes (PSB) assinou a nomeação dos três para retornarem ao comando das secretarias de Desenvolvimento Agrário, Cultura e Cidades, respectivamente. A posse foi realizada no Palácio da Abolição.

Leia também: Na volta de Pinheiro à Secult, Cid aponta 'falhas e omissões"

Em nome do grupo, Nelson Martins defendeu que a aliança do PT com o PSB não foi mantida em Fortaleza, mas não está rompida em outras cidades do Estado. “No nível estadual, a aliança está mantida”.

Ele assegurou que, como membros do PT, os três secretários irão fazer campanha eleitoral para o candidato do PT, Elmano de Freitas, e que não houve nenhuma orientação para que o posicionamento na campanha eleitoral fosse diferente disso. Nelson lembrou ainda que, em um eventual segundo turno, os candidatos do PT e do PSB podem estar juntos.

Sem entendimento com o PT, o PSB – sob a presidência de Cid Gomes – lançou o deputado estadual Roberto Cláudio (PSB) como candidato a prefeito. Há cerca de um mês, Cid havia exonerado os três petistas de seus cargos, transformando-os em possibilidade de candidatura a prefeito de Fortaleza, em eventual aliança do PSB com o PT. Se continuassem no Governo do Estado, os petistas seriam considerados inelegíveis pela legislação eleitoral.

Como não houve entendimento com partido da prefeita Luizianne Lins (PT), Cid convidou Nelson, Pinheiro e Camilo a voltar para as secretarias.

Mesmo no cenário de rompimento entre Cid e Luizianne, os petistas aceitaram o convite. Na quinta-feira, 5, porém, o PT se reúne para construir um posicionamento sobre o assunto, e deve anunciar se o partido apoia ou rejeita o retorno dos secretários.

Após a solenidade de posse, nesta manhã, Nelson evitou comentar a reunião do PT. “Não vou falar sobre hipótese”. O caso, porém, pode se transformar em crise envolvendo o PT e seus membros que integram a gestão de Cid Gomes.

Durante a solenidade de posse, Cid elencou os principais projetos tocados pelas secretarias e fez elogios aos secretários. Logo no início de sua fala, o governador lembrou que aquela seria solenidade administrativa e, por isso, não falaria sobre assuntos relativos à política. Ao fim da solenidade de posse, o governador se retirou sem dar entrevista.

Pedro Alves

TAGS