PUBLICIDADE
Notícias

Cearenses vão eleger 412 vereadores a mais que na última eleição

O número maior de parlamentares nas câmaras municipais se deve à emenda constitucional nº 58/2009, que permitiu aos municípios a ampliação da quantidade de cadeiras no Legislativo, por conta do aumento populacional

17:52 | 06/07/2012

Ao fim das eleições de 2012, os municípios cearenses terão um total de 2.149 vereadores, o que siginifica um aumento de 412 vagas em relação às eleições de 2008. Em Fortaleza, por exemplo, a quantidade de vereadores vai subir de 41 para 43. 

O número maior de parlamentares nas câmaras municipais se deve à emenda constitucional nº 58/2009, que permitiu aos municípios a ampliação da quantidade de cadeiras no Legislativo, por conta do aumento populacional registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A ideia básica da emenda é que uma população maior precisa de um número maior de representantes.

Cada município deve fixar, por meio de suas câmaras municipais, quantos parlamentares deve ter. O número deve constar na Lei Orgânica Municipal, é o que diz a Constituição Federal.

Clique aqui para ver em quanto aumentou o número de vereadores de cada município cearense.

Redação O POVO Online

 

TAGS