PUBLICIDADE
Notícias

STJ livra deputado José Guimarães de envolvimento no episódio dos "dólares na cueca"

21:25 | 28/06/2012

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) livrou o deputado e vice-líder do governo, José Guimarães (PT-CE), da acusação de envolvimento no episódio dos "dólares na cueca", após sete anos e às vésperas do julgamento do mensalão.

A Primeira Turma do STJ decidiu, por unanimidade, no último 21 de junho, recurso determinante para que José Guimarães não seja mais réu na ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal. O processo ainda se encontra na fase das alegações finais.

Segundo o jornal Estadão, a defesa de Guimarães alega que desde o início não havia elementos que ligassem o deputado aos dólares apreendidos com o assessor e que os indícios existentes não seriam suficientes para processar o seu cliente.

Entenda a notícia
Na época, um assessor dele, José Adalberto Vieira, foi preso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Com ele, foi encontrado o montante de US$ 100 mil escondidos na cueca e mais R$ 209 mil numa maleta de mão. O fato ocorreu no dia 8 de julho de 2005, concomitante aos desdobramentos do mensalão.

O ocorrido levou ao afastamento do então deputado José Genoíno, irmão de Guimarães, da presidência do PT. O deputado era alvo de investigaçã da CPI dos Correios e já cogitava deixar o cargo. Ele renunciou após dois dias da prisão do assessor José Adalverto Vieira.

 

Redação O POVO Online, com informações do Estadão

 

TAGS