BNB reconhece existência de irregularidades em operações de crédito
O Banco do Nordeste do Brasil emitiu uma nota de esclarecimento sobre as investigações da Polícia Federal acerca de irregularidades em operações de crédito no banco.
Segundo a nota, ainda em julho de 2011, a instituição tomou nota dos primeiros indícios de irregularidades e adotou imediatamente todas as providências que a situação requeria.
Ainda no mês de julho do ano passado foi instaurado o primeiro de quatro procedimentos de sindicância que se encontram em andamento, por determinação da Diretoria do Banco, com a finalidade de apurar todos os fatos em questão e os que foram surgindo ao longo das investigações.
Estas apurações já resultaram no afastamento e demissão de vários colaboradores, segundo o banco. Além disso, o BNB teria passado, espontaneamente, a interagir com os órgãos de controle externo – CGU, Ministério Público e Polícia Federal - a fim de que o assunto recebesse os encaminhamentos e apurações devidos.
O banco ainda ressalta que nos anos de 2010 e 2011 contratou a quantidade de 5,8 milhões de operações de crédito, sendo que as irregularidades envolveram operações contratadas por 24 clientes deste universo.
Ainda de acordo com a nota, todas as decisões relacionadas à concessão de crédito no âmbito do Banco do Nordeste seriam tomadas, exclusivamente, por meio de "critérios técnicos e de forma colegiada, existindo, para tanto, diversos comitês na estrutura de governança corporativa do Banco".
Segundo a nota, ainda em julho de 2011, a instituição tomou nota dos primeiros indícios de irregularidades e adotou imediatamente todas as providências que a situação requeria.
Ainda no mês de julho do ano passado foi instaurado o primeiro de quatro procedimentos de sindicância que se encontram em andamento, por determinação da Diretoria do Banco, com a finalidade de apurar todos os fatos em questão e os que foram surgindo ao longo das investigações.
Estas apurações já resultaram no afastamento e demissão de vários colaboradores, segundo o banco. Além disso, o BNB teria passado, espontaneamente, a interagir com os órgãos de controle externo – CGU, Ministério Público e Polícia Federal - a fim de que o assunto recebesse os encaminhamentos e apurações devidos.
O banco ainda ressalta que nos anos de 2010 e 2011 contratou a quantidade de 5,8 milhões de operações de crédito, sendo que as irregularidades envolveram operações contratadas por 24 clientes deste universo.
Ainda de acordo com a nota, todas as decisões relacionadas à concessão de crédito no âmbito do Banco do Nordeste seriam tomadas, exclusivamente, por meio de "critérios técnicos e de forma colegiada, existindo, para tanto, diversos comitês na estrutura de governança corporativa do Banco".
Redação O POVO Online