PUBLICIDADE
Notícias

PT decide se intervém no diretório municipal do Recife

Os dirigentes nacionais do partido se reúnem hoje e devem decidir pela anulação das prévias que deram vitória ao atual prefeito João da Costa. A crise em Fortaleza entre PT e PSB pode entrar na pauta

13:14 | 24/05/2012
O diretório nacional do PT se reúne nesta quinta-feira (24) para tratar da crise no partido em Recife deflagrada por conta da disputa interna em torno do nome que disputará a Prefeitura da cidade. Há possibilidades de os problemas da aliança entre PT e PSB em Fortaleza também serem colocados na mesa. O Ceará estará representado da reunião pelo deputado José Guimarães, que é também vice-presidente do PT.

Sobre a crise na aliança local com o PSB, Guimarães defende que essas "contendas" sejam encerradas o mais rápido possível. "Chega! Se der pra continuar junto, deu, se não der, não deu e fim de papo. Vamos cuidar da nossa vida", ressaltou.

A perturbação na relação entre as duas siglas se acentuou após o governador Cid Gomes (PSB) se reunir com o ex-presidente Lula para tratar da candidatura petista que tentatá suceder a prefeita Luizianne Lins (PT). A atitude desagradou a prefeita e demais membros do PT cearense. Segundo a petista, há meses que ela está tentando dialogar com o governador. Entretanto, todos os esforços estão sendo em vão. Cid sequer estaria atendendo suas ligações telefônicas.

Já no Recife a situação é ainda mais grave. O PT decidirá hoje se irá intervir no diretório municipal da Capital para preservar a aliança com o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A ação é um capítulo negociado do apoio do PSB paulista ao candidato do PT a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Para atender Campos no Recife, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva trabalha para garantir a candidatura do preferido do governador no PT pernambucano, deputado Maurício Rands.

Rands perdeu para o atual prefeito João da Costa (PT) a disputa interna para definir o candidato petista à prefeitura do Recife, mas houve acusações de fraude e o resultado da prévia no domingo não foi reconhecido pelo PT. Nesta quinta, a cúpula dará a palavra final e a expectativa dos pernambucanos é a de que a prévia seja anulada e Rands seja indicado pela direção do partido.
da Redação do O POVO Online
com agências

TAGS