PUBLICIDADE
Notícias

Chapas que apoiam Elmano elegem 214 dos 300 delegados do PT

No entanto, o encontro do próximo dia 20 poderá não definir o candidato do partido a prefeito de Fortaleza

08:03 | 07/05/2012

As duas chapas petistas que apoiam a candidatura de Elmano de Freitas a prefeito de Fortaleza elegeram 214 delegados dos 300 que terão direito a voto no encontro municipal que o partido realiza no próximo dia 20.

No entanto, a provável vitória no encontro pode nem ao menos decidir o candidato, segundo declarou a presidente estadual do partido e prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. A definição, segundo ela declarou ao votar,dependerá ainda das negociações partidárias. Mesmo assim, Luizianne informou que o PT terá candidato com ou sem o PSB e está preparado para "todos os cenários".

A chapa 1, denominada "Unidade para Avançar o Projeto Democrático Popular", teve 67,85% dos votos, o que lhe dá direito a 204 delegados.

Entre os integrantes da chapa vitoriosa estão Luizianne; o senador José Pimentel; o Movimento PT, do deputado federal José Airton Cirilo; o deputado federal Eudes Xavier; o líder do governo Cid Gomes (PSB) na Assembleia, deputado estadual Antonio Carlos; o líder da prefeita na Câmara, Ronivaldo Maia; o grupo do ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques; o grupo do ex-secretário do Meio Ambiente, advogado Deodato Ramalho; a tendência Articulação de Esquerda; e até o vereador Guilherme Sampaio, que se mantém como pré-candidato, mas que provavelmente acabará apoiando Elmano.

Além disso, a chapa 4, "Militância Socialista", comandada pelo presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena, também declarou apoio a Elmano. Ela teve 3,4% dos votos e elegeu 10 delegados.

A segunda chapa mais votada foi a 3, "Construindo a Unidade para Vencer", comandada pelo deputado federal José Guimarães e que apoia Camilo Santana a prefeito. Ela obteve 10,99% dos votos e terá 33 delegados no encontro.

Em terceiro lugar ficou a chapa 5, "Fortalecer a Democracia para Corrigir Rumos", que tem como principal expoente o ex-vice-governador e atual secretário estadual da Cultura, Francisco Pinheiro. Com 9,92% dos votos, ela elegeu 30 delegados.

Na quarta colocação ficou a chapa 2, "Participação, Democracia e Unidade", do deputado federal Artur Bruno. Com 7,82% dos votos, a chapa será representada por 23 delegados,

Participaram da eleição dos delegados, neste domingo, 4.318 filiados, do total de 11 mil aptos. O quórum de 39% é o maior da história do PT municipal, segundo informou a assessoria do partido. A apuração foi concluída no fim da noite de domingo.

Redação O POVO Online

TAGS