PUBLICIDADE
Notícias

Senado dos EUA aprova projeto de lei que amplia sanções contra a Rússia

19:24 | 14/06/2017
O Senado dos Estados Unidos apoiou por ampla maioria um pacote de sanções adicionais contra a Rússia, em parte para punir Moscou por uma suposta interferência nas eleições presidenciais americanas do ano passado.

O pacote impõe novas restrições aos atores russos ligados a abusos dos direitos humanos, venda de armas ao governo sírio ou ataques cibernéticos em nome do governo russo. Ele também exige que o presidente americano, Donald Trump, solicite permissão ao Congresso para relaxar o atual regime de sanções contra a Rússia, possivelmente limitando sua margem de manobra para melhorar as relações entre Washington e Moscou.

Com 97 votos a favor e apenas 2 contrários, o Senado, que é liderado pelo Partido Republicano, apoiou a medida, repreendendo a política de um presidente republicano sobre a Rússia, limitando seu poder de agir sobre as sanções sem a aprovação do Congresso. Trump repetidamente disse que gostaria de buscar melhores relações com a Rússia após anos de relações frias e rivalidades geopolíticas sobre questões no Oriente Médio e na Europa.

A Casa Branca não informou se Trump assinaria o projeto de lei. O secretário de Estado, Rex Tillerson, afirmou ao Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes que, enquanto concorda que a Rússia deveria ser responsabilizada por interferir nas eleições, ele queria garantir que a legislação conferisse margem de manobra para o Executivo.

"Eu exorto o Congresso a garantir que qualquer legislação permita que o presidente tenha flexibilidade para ajustar as sanções a fim de atender às necessidades do que é sempre uma situação diplomática em evolução", disse Tillerson. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS