PUBLICIDADE
Notícias

México encerra votação em disputa eleitoral marcada por acusações nos Estados

21:30 | 04/06/2017
Os centros de votação fecharam no México em meio a acusações de compra de votos, reclamações de que alguns eleitores receberam ligações telefônicas intimidadoras e reportagens sobre cabeças de porcos ensanguentadas sendo deixadas do lado de fora de escritórios dos partidos.

Cidadãos de quatro estados mexicanos votaram neste domingo para eleger três governadores, assim como deputados e prefeitos. As eleições podem dar ao partido do governo um impulso necessário antes das eleições presidenciais do próximo ano ou podem representar uma frustração. A votação de maior repercussão nacional é a do Estado do México, o mais populoso do país, de maior influência econômica e política e onde o governista Partido Revolucionário Institucional (PRI) poderia sair derrotado pela primeira vez em 88 anos.

Pesquisas dão ao PRI uma pequena vantagem no Estado do México, mas o resultado depende em grande parte do comparecimento dos apoiadores do partido às urnas e da possibilidade de mudança de opinião daqueles eleitores cuja prioridade é impedir uma vitória do PRI.

Uma derrota do candidato governista Alfredo Del Mazo seria um forte impacto, avalia o analista político do Centro Mexicano para Pesquisa Econômica e Ensino Jose Antonio Crespo. "O partido perderia uma de suas mais importantes bases em termos de imagem e em termos de entusiasmo entre os membros", comentou.

Para Del Mazo, a única certeza é que, se o PRI vencer, haverá alegações de fraude.

O escritório do procurador federal eleitoral disse que houve um forte aumento de reclamações de supostas irregularidades. Residentes do Estado reportaram que os partidos ofereceram pacotes de bens básicos. Jornais locais publicaram fotos de cartões de débito sendo entregues com o logotipo do PRI.

Com pesquisas dizendo que cerca de dois terços dos eleitores apoiam outros partidos que não o PRI, um racha entre opositores é a Mair chance do partido de se manter no poder.

Também serão eleitos o governador e deputados dos distritos de Nayarit (oeste do país) e Coahuila (norte), dois estados governados pelo PRI, e prefeitos do distrito de Veracruz (leste do México), onde o PRI perdeu pela primeira vez no ano passado, e cujo governador está preso. Fonte: Associated Press.

TAGS