PUBLICIDADE
Notícias

Tillerson diz que espera mudanças profundas no Irã, após reeleição de Rouhani

16:12 | 20/05/2017
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, disse neste sábado que espera que a reeleição do presidente iraniano, Hassan Rouhani, leva a mudanças na abordagem de Teerã com o terrorismo e os direitos humanas. Em uma entrevista coletiva com o chanceler saudita, Adel al-Juveir, Tillerson disse que tal mudança melhoraria as relações do Irã em todo o mundo.

"O que eu espero, agora, é que Rouhani use seu novo mandato para iniciar um processo de desmantelamento da rede de terrorismo do Irã, tirando o seu financiamento do terror, desmantelando a tripulação e a logística e tudo o que eles fornecem a esses desestabilizadores que existem nessa região", disse Tillerson.

O secretário americano disse que também espera que Rouhani "ponha um fim aos testes de mísseis balísticos e esperamos que ele restabeleça os direitos dos iranianos, a liberdade de expressão, a liberdade de organização para que os iranianos possam viver a vida como merecem", acrescentou.

Os comentários de Tillerson foram feitos em Riad, durante a primeira viagem internacional do presidente dos EUA, Donald Trump. A comitiva de Washington chegou neste sábado à Arábia Saudita, no primeiro dia da viagem, que ainda passará por Israel e Itália, entre outros países. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS