PUBLICIDADE
Notícias

Presidente da África do Sul diz que disputas internas no governo são 'fraqueza'

19:36 | 04/04/2017
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, reconheceu, nesta terça-feira, que as disputas públicas entre integrantes importantes do governo são uma "fraqueza séria" e tentou tranquilizar os investidores após o rand ter perdido força em resposta à demissão do ministro das Finanças, Pravin Gordhan. Ontem, a agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) rebaixou o rating do país de BBB- para BB+, retirando o grau de investimento do país; e a agência Moody's colocou o rating Baa2 da África do Sul em revisão para rebaixamento.

O discurso de Zuma se deu antes das manifestações planejadas nos próximos dias contra a demissão de Gordhan - que acarretou no aumento de preocupações de corrupção no governo e de disputas internas do partido de Zuma.

Falando na área industrial da capital Pretória, o presidente agradeceu Gordhan por ajudar na entrada do ministério das Finanças ao sucessor, Malusi Gigaba, e disse que o governo fará "todo o possível" para promover unidade entre os seus afiliados. "Sabemos que as declarações públicas que indicam desacordos entre os ministros, por exemplo, desmoralizam o nosso povo e criam confusão", afirmou. "Essa é uma fraqueza séria e vamos combatê-la com renovado vigor." Fonte: Associated Press.

TAGS