Museu da Holanda exibe camisinha do século XIX com gravura erótica

O Rijksmuseum de Amsterdã exibe um preservativo de 200 anos com gravura erótica rara, ligada à prostituição no século XIX

14:03 | Jun. 03, 2025

Por: AFP
Feito de intestino de ovelha, preservativo com freira e clérigos em cena sexual é exibido em mostra inédita na Holanda (foto: Albertine Dijkema/ Rijksmuseum)

O Rijksmuseum de Amsterdã, na Holanda, exibe, a partir desta terça-feira, 3, um preservativo — ou camisinha — com quase 200 anos de antiguidade, decorado com um desenho erótico que retrata uma freira e três clérigos em poses provocativas.

Turquia descobre e reproduz pão de 5.000 anos; CONFIRA

O objeto, fabricado por volta de 1830, provavelmente foi feito a partir do intestino de uma ovelha e pode ter sido um souvenir de uma casa de prostituição. Há apenas duas cópias conhecidas dessa peça incomum, informou o museu em comunicado.

Preservativo de quase 200 anos

"A peça mostra que a gravura tinha múltiplas aplicações e oferece uma perspectiva sobre a sexualidade e a prostituição no século XIX", acrescentou a instituição.

Na imagem, vê-se uma freira levantando a saia e apontando para três clérigos, que também estão com os genitais à mostra.

Mostra sobre a sexualidade em séculos passados

O preservativo está em exibição como parte de uma mostra sobre prostituição e sexualidade no século XIX, explicou o Rijksmuseum.

O museu lembrou que o preservativo pertence a uma época em que o sexo era "repleto de medos relacionados à gravidez indesejada e às doenças sexualmente transmissíveis, sobretudo a sífilis".

A sala de pinturas do museu conta com cerca de 750 mil gravuras e desenhos. "É o primeiro exemplo de uma gravura em um preservativo na coleção do Rijksmuseum", destacou o comunicado.