Sete cardeais brasileiros estão aptos a votar no Conclave que escolherá novo papa

Após morte de Francisco, Igreja Católica iniciará em até 20 dias o processo de escolha do próximo pontífice. Cardeais com menos de 80 anos podem participar da votação

08:26 | Abr. 21, 2025

Por: Wanderson Trindade
Da esquerda para a direita, no topo, estão: Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador. Já na parte inferior: Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre; Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo; Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro; Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília; João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília; e Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus (foto: Montagem O POVO / Wikipédia)

A morte do papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira, 21, deu início ao período preparatório para o Conclave, processo que escolherá o novo líder da Igreja Católica.

De acordo com o Vaticano, a eleição deve começar em até 20 dias após o falecimento do pontífice, reunindo cardeais de diferentes países com menos de 80 anos de idade, conforme estabelecido pelas normas canônicas.

Entre os representantes do Brasil, sete cardeais estão aptos a participar da votação. São eles:

- Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, 65 anos;

- Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 64 anos;

- Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos;

- Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos;

- Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, 57 anos;

- João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, 77 anos;

- Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, 74 anos.

O único cardeal brasileiro que não poderá votar no Conclave é Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, que tem 87 anos. Apesar da idade, ele ainda será convocado a integrar o Colégio dos Cardeais, que se reúne antes da eleição para tratar de temas urgentes relacionados à Igreja.

No total, 138 cardeais em todo o mundo estão habilitados a participar da escolha do novo papa, segundo informações divulgadas pelo Vaticano.