Espanto e lamento: fieis no Vaticano reagem à morte de papa Francisco

Religiosos demonstraram surpresa com a morte do pontífice um dia após aparição no domingo de Páscoa; corpo do papa irá para a basílica de São Pedro na quarta-feira

11:18 | Abr. 21, 2025

Por: Kleber Carvalho
Imagem de apoio ilustrativo: fieis se reuniram na Praça de São Pedro para assistir ao Papa Francisco saindo do Hospital Gemelli, no último 23 de março (foto: ALBERTO PIZZOLI / AFP)

A morte do papa Francisco arrebatou fieis por todo o mundo na manhã desta segunda-feira, 21. No Vaticano, os sentimentos predominantes entre os religiosos eram de espanto e lamento após a partida do pontífice menos de 24 horas depois da aparição ao público no domingo de Páscoa.

LEIA TAMBÉM: O papa será colocado no caixão às 18h GMT (15h em Brasília), anunciou o Vaticano

O badalar dos sinos na Praça São Pedro deram início ao anúncio da morte do papa, feito pelo camerlengo Joseph Farrell. Após o alerta, o logradouro começou a se encher de turistas e religiosos, que foram lamentar a trágica notícia.

Muitos destes ainda pareciam assimilar o que havia acontecido. Alguns entre os católicos disseram que estavam otimistas com o quadro de saúde do santo padre, já que ele participara dos ritos dominicais, o que ninguém sabia se iria ocorrer até minutos antes da aparição.

“Uma coisa que nos tirou a serenidade era que parecia que ele tinha recuperado. Um golpe tremendo, ele era um bom Papa”, disse um religioso à Corriere TV, emissora local italiana.

Em entrevista à agência de notícias AFP, uma das presentes na praça São Pedro contou que foi surpreendida logo cedo, quando uma amiga a enviou mensagem contando do falecimento.

“Acabei de saber. Uma amiga me mandou uma mensagem dizendo ‘você sabia que o papa morreu?’. Eu respondi ‘Sério?’. E eu meio que verifiquei e fiquei realmente chocada porque estava aqui ontem na missa e vi o papa. Ele parecia tão frágil, sabe?”, disse a moradora da região.

Conforme o portal Rai News Itália, milhares de pessoas já se encontram na Praça São Pedro em oração por Francisco. O corpo do padre está na basílica a partir desta quarta-feira, 23, para devidas homenagens póstumas dos fiéis, conforme publicado pelo Corriere De La Sierra.

LEIA TAMBÉM: Para quem ficam bens de papa Francisco após sua morte?