Corpo do papa Francisco irá para a basílica de São Pedro nesta quarta-feira, 23

Momento será destinado a últimas homenagens de fieis ao pontífice antes do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maggiore, fora do território do Vaticano

13:10 | Abr. 21, 2025

Por: Kleber Carvalho
Imagem de apoio ilustrativo: público ora por papa Francisco durante sua internação hospitalar em março deste ano (foto: Alberto PIZZOLI / AFP)

As últimas homenagens presenciais de fieis ao papa Francisco deverão ser realizadas na próxima quarta-feira, 23, quando o corpo do líder religioso estará exposto na basílica de São Pedro. A informação foi dada pelo diretor da sala de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, em comunicado oficial nesta segunda-feira, 21, após a morte do líder religioso.

LEIA TAMBÉM: "Gestos que traduzem e reforçam suas mensagens para a igreja", diz nota da CNBB sobre Francisco

Os detalhes do enterro deverão ser anunciados pelo Vaticano nesta terça-feira, 22, após reunião entre um grupo de cardeais. Ao contrário de outros pontífices, o funeral de Francisco deverá ser curto, após mudanças realizadas por ele em 2023.

Entre as principais alterações promovidas por Francisco estão a possibilidade de o papa ser enterrado fora do Vaticano e a não exibição do corpo fora do caixão. Anteriormente, os santos padres eram obrigatoriamente enterrados na cripta da basílica de São Pedro e tinham caixão aberto em seus funerais.

Papa Francisco não será enterrado no Vaticano; entenda

O local será o último ponto por onde deve passar o pontífice antes de seu sepultamento na basílica de Santa Maria Maggiore. A casa religiosa foi escolhida pelo próprio Francisco em 2023, e quebra o rito de papas serem enterrados no território do Vaticano.

A escolha, segundo Francisco, foi motivada pela proximidade do papa com a basílica, a qual ele já frequentava antes de ser eleito santo padre. O local fez parte de todo o papado do jesuíta argentino, sendo visitado após toda viagem apostólica.

Ele será o primeiro papa enterrado fora do Vaticano em mais de 120 anos. O último santo padre a não ser sepultado na basílica de São Pedro foi Leão XIII, em 1903.