Montadoras europeias operam em queda na abertura das Bolsas após anúncio de Trump sobre tarifas

Montadoras europeias operam em queda na abertura das Bolsas após anúncio de Trump sobre tarifas

Os fabricantes de automóveis e equipamentos operavam em queda expressiva nesta quinta-feira (27), na abertura das Bolsas europeias, um dia após Donald Trump anunciar tarifas de 25% para os carros fabricados fora dos Estados Unidos.

"O presidente Trump chamou as tarifas de 'permanentes' e disse que serão aplicadas não apenas aos carros totalmente montados, mas também às principais peças automotivas, em particular motores e componentes elétricos", comentou Jim Reid, economista do Deutsche Bank.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Às 8h30 GMT (5h30 de Brasília), na Bolsa de Frankfurt, onde muitas empresas do setor estão listadas, a cotação da Porsche perdia 4,30%, a Mercedes recuava 4,31%, a BMW, 4,09%, a Daimler, 3,18% e a Continental 2,71%.

Em Paris, o grupo Stellantis recuava 6,12%, a Valeo perdia 5,65% e a Forvia operava em queda de 5,42%.

"O presidente Trump disse que havia tarifas alfandegárias recíprocas previstas para 2 de abril, embora posteriormente tenha acrescentado que seriam 'muito indulgentes', e também mencionou tarifas futuras para produtos farmacêuticos e madeira de construção", ressaltou o economista.

Além disso, Donald Trump ameaçou na madrugada desta quinta-feira adotar tarifas adicionais contra a União Europeia e o Canadá caso atuem em detrimento dos Estados Unidos para responder à guerra comercial iniciada por Washington.

mgi/hrc/cm/jvb/meb/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eua indústria bolsa mercado taxas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar