Maduro entrega 180 mil hectares expropriados por Chávez ao MST
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, entregou nesta quinta-feira (13) cerca de 180 mil hectares de terras agrícolas expropriadas durante o governo de seu antecessor, Hugo Chávez, ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Brasil.
A fazenda "La Vergareña" foi estatizada em 2008 como parte de uma série de expropriações que, segundo estimativas privadas, já alcançaram cerca de nove milhões de hectares no país.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Acredito na união dos povos, por isso pedi ao Movimento Sem Terra do Brasil que receba essas 180 mil hectares das melhores terras da Venezuela para liderar um projeto sul-americano", declarou Maduro em sinal aberto de rádio e televisão.
La Vergareña, localizada no estado de Bolívar (sul) e produtiva no momento de sua expropriação, é maior que Margarita, a maior ilha da Venezuela, destacou o próprio Maduro.
"Hoje é um dia histórico porque começa este projeto Pátria Grande do Sul", afirmou o presidente, sem fornecer detalhes sobre os objetivos do projeto.
São "terras muito boas para produção, é um dos resgates mais importantes que houve em seu momento e já avançamos tremendamente para ativar todos os planos produtivos", acrescentou Maduro, referindo-se às expropriações que o governo chamou de "resgates".
Roxana Fernández, representante do MST, afirmou que o movimento busca reforçar a "soberania alimentar" na Venezuela, que nos anos mais difíceis da recessão enfrentou uma grave escassez de alimentos. Especialistas atribuem essa crise aos rígidos controles estatais — que foram flexibilizados nos últimos anos — e às expropriações.
"É um ato de reafirmação do compromisso do MST com o povo venezuelano para transformar estas terras da antiga Vergareña em um modelo e um exemplo para o mundo", disse Fernández.
O MST — originalmente chamado de Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra — foi fundado em 1984 como uma organização social e política formada por camponeses e suas famílias em busca de terras para os pobres no Brasil, tornando-se um movimento bastante controverso.
O Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem sido historicamente um aliado do MST.
mbj/db/am