Apagão deixa mais de 500 mil usuários sem luz em Buenos Aires

Apagão deixa mais de 500 mil usuários sem luz em Buenos Aires

Vários apagões deixaram cerca de 620.000 usuários sem luz nesta quarta-feira (5) em Buenos Aires, incluindo a sede do governo, informaram as autoridades, no momento em que a capital argentina enfrenta uma sensação térmica de 44 °C e está sob alerta amarelo por "temperaturas extremas".   

A empresa elétrica Edesur, que atende o sul de Buenos Aires, informou na rede social X que "ocorreu uma falha em uma linha de alta tensão", o que afeta várias subestações. Este apagão aconteceu após outro, também de grande escala, registrado na madrugada de quarta-feira.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O serviço foi restabelecido para 70% dos afetados no meio da tarde, mas cerca de 200.000 clientes ainda estavam sem eletricidade, confirmou um porta-voz da Secretaria de Energia à AFP, ao acrescentar que, cerca de 622.000 usuários sofriam com a falta de luz durante o auge do apagão. 

O blecaute, que também afetou a Casa Rosada (sede do governo), bem como mais de uma dezena de bairros do centro e do sul da capital, provocou desordem em dezenas de cruzamentos devido à falta de energia nos semáforos, engarrafamentos e a suspensão do serviço de metrô.

Boa parte do bairro de Barracas, ao sul da cidade, passou horas sem eletricidade em meio a um calor sufocante. Em algumas casas, as pessoas saíam às portas para se refrescar ou se buscavam abrigo em alguma sombra na rua.

Alguns comerciantes tinham geradores a gasolina na entrada de seus estabelecimentos para suprir a falta de eletricidade, enquanto alguns postos de combustíveis registravam filas de pessoas que queriam encher seus galões.

Gilda Ávila, funcionária de uma lavanderia em Barracas, lamentou o fato de não poder usar as máquinas. "Tenho um monte de roupa para entregar. E, com esse calor, não dá. Tudo aumenta e nada melhora", lamentou a mulher de 39 anos.

As tarifas de luz em Buenos Aires aumentaram 268% em 2024, enquanto a inflação chegou a 117,8%, segundo um relatório da Universidade de Buenos Aires e do instituto científico Conicet.

"Esta manhã tivemos que jogar fora um monte de mercadoria", disse à AFP Eduardo Marecos, um açougueiro de 35 anos. "Pagamos quase um milhão [de pesos] de luz, então é ruim passar por isso."

bur-lm/val/jb/rpr

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

argentina eletricidade apagão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar