Vietnã condena jornalista por comentários publicados no Facebook
Um tribunal vietnamita condenou nesta quinta-feira (27) o jornalista independente Huy Duc a dois anos e meio de prisão por publicar mensagens críticas ao governo comunista no Facebook, informou a imprensa estatal.
O repórter de 63 anos, com uma grande audiência online, foi condenado pelo tribunal de Hanói por "abusar das liberdades democráticas" com o objetivo de prejudicar o Estado, "publicando 13 artigos no Facebook", afirmou a Agência de Informação do Vietnã (VNA).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Huy Duc colaborou com publicações influentes do país antes de criar uma das páginas do Facebook mais populares do Vietnã, na qual criticava as autoridades, a corrupção e o controle dos meios de comunicação pelo regime.
Pouco antes de sua detenção em junho, o jornalista havia criticado o novo presidente To Lam e o secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong.
O processo durou apenas algumas horas. A acusação afirma que seus artigos tiveram muita repercussão e provocaram "um impacto negativo na ordem social e na segurança".
O jornalista, cujo nome verdadeiro é Truong Huy San, foi tenente do exército. Já como repórter, ele foi demitido em 2009 de um veículo de comunicação estatal por criticar a União Soviética.
No Vietnã, a imprensa está sob controle do Estado. O poder comunista controla de maneira severa a liberdade de expressão e proíbe a atividade de blogueiros independentes.
O país ocupa o 174º lugar entre 180 países na classificação de liberdade de imprensa elaborada pela ONG Repórteres Sem Fronteiras.
bur-aph/rr/lgo/dbh/mas/fp