Equador anuncia fechamento de fronteiras para eleições de domingo

Equador anuncia fechamento de fronteiras para eleições de domingo

O presidente do Equador, Daniel Noboa, anunciou, nesta segunda-feira (3), que vai fechar as fronteiras com Colômbia e Peru antes das eleições gerais do próximo domingo. 

"Diante das tentativas de destabilização de grupos armados, as fronteiras vão ficar fechadas entre os dias 8 e 10", anunciou no X o presidente, que trava uma guerra contra grupos ligados ao narcotráfico. Ele também ordenou o reforço da presença militar nas áreas limítrofes e a "militarização" imediata dos portos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os terminais marítimos do país são usados por organizações com vínculos com cartéis da Colômbia e do México para o envio de drogas para os Estados Unidos e a Europa.

Noboa denunciou no último sábado, no X, que sua equipe de segurança havia prendido 12 pessoas cuja nacionalidade não foi divulgada e que tinham em seu poder fuzis, munição, um drone e uniformes policiais e militares.

No poder desde novembro de 2023, Noboa decretou há um ano guerra contra 20 máfias locais dedicadas ao narcotráfico, sequestro e à extorsão, que semeavam terror e morte no país, de 17 milhões de habitantes.

pld/sp/cjc/lb/mvv

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

colômbia diplomacia crime narcotráfico

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar