Dois condenados no leste da Ucrânia por espionar para a Rússia

Dois moradores da região de Kharkiv, no leste da Ucrânia, foram condenados a fortes penas de prisão por espionar para a Rússia, anunciaram autoridades ucranianas nesta segunda-feira (27). 

Moscou e Kiev prenderam centenas de pessoas por sabotagem ou espionagem para o outro lado desde que a invasão russa da Ucrânia começou em fevereiro de 2022. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com uma declaração da Procuradoria-Geral da Ucrânia, uma mulher foi condenada a 11 anos de prisão por ajudar a Rússia e apoiar a invasão nas redes sociais. 

A mulher, não identificada, é acusada de ter repassado informações sobre sistemas de defesa aérea da região a um "jornalista russo" entre janeiro e abril de 2024, segundo a Procuradoria-Geral.

Enquanto isso, um cidadão russo, acusado de espionar o Exército ucraniano na mesma região, foi condenado a 10 anos de prisão, disseram promotores e o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) em um comunicado. 

O indivíduo trabalhava para um banco local e tem cidadania russa, enfatizaram. Ele foi considerado culpado de coletar e disseminar informações confidenciais sobre os movimentos e a localização das tropas ucranianas. 

Ele também foi acusado de adquirir, transportar e armazenar ilegalmente um dispositivo explosivo. Foi preso em julho e se declarou culpado durante uma audiência, de acordo com a Procuradoria-Geral.

bur-jbr/jc/ial/mg/jvb/mb/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito rússia espionagem ucrânia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar