Papa diz que Igreja está pronta para aceitar data fixa para a Páscoa, o que afetaria Carnaval

Feriado religioso é celebrado em datas diferentes, segundo o calendário religioso usado Data do Carnaval é estabelecida de acordo com a Páscoa

O papa Francisco disse neste sábado que a Igreja Católica está disposta a aceitar uma data fixa para a Páscoa, visto que o feriado religioso é celebrado em datas diferentes, segundo o calendário religioso usado.

"A Igreja Católica está disposta a aceitar a data que todos desejarem, uma data de união", disse Francisco, na missa que encerrou a semana de oração pela união dos cristãos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"De forma providencial, a Páscoa será celebrada neste ano no mesmo dia nos calendários gregoriano e juliano, durante este aniversário ecumênico", destacou o papa, referindo-se ao Concílio de Niceia, que ocorreu há 1.700 anos e é considerado o primeiro concílio destinado a resolver os problemas entre as Igrejas.

A data da Páscoa é a referência, também, para estabelecer quando é o Carnaval — 40 dias antes.

“Renovo meu chamado para que essa coincidência sirva de lembrete a todos os cristãos para darem um passo decisivo rumo à união, e isso em torno de uma data comum para a Páscoa", concluiu Francisco.

A data da celebração da Páscoa é calculada, dependendo da Igreja, segundo o calendário juliano ou gregoriano, o que pode provocar uma diferença de semanas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar