Milhares protestam contra extrema direita na Alemanha
Dezenas de milhares de pessoas se manifestaram neste sábado (25), na Alemanha, contra a crescente influência legislativa do partido de extrema direita AfD, acusado de ameaçar a democracia, a um mês das eleições legislativas.
As manifestações mais importantes ocorreram em Berlim e Colônia (oeste), com respectivamente cerca de 35.000 e 20.000 manifestantes, de acordo com a polícia. No entanto, os organizadores estimaram que 100.000 pessoas participaram da marcha na capital alemã.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No emblemático Portão de Brandemburgo, os manifestantes formaram “um mar de luz pela democracia" com as lanternas de seus celulares e escreveram a palavra "Resistência", constataram jornalistas da AFP.
Várias organizações convocaram manifestações em 60 cidades, a quatro semanas das eleições de 23 de fevereiro para renovar o Parlamento alemão.
A mobilização foi maior do que o previsto pela polícia, que inicialmente havia calculado 5.000 pessoas em Colônia. Dez mil participantes eram esperados inicialmente em Berlim.
Os manifestantes desfilavam pacificamente com cartazes que diziam "Fora nazistas" ou o "AfD não é uma alternativa", referindo-se ao partido de extrema direita "Alternativa para a Alemanha".
O AfD aparece em segundo lugar nas pesquisas para as eleições legislativas com 20% dos votos, atrás dos conservadores da CDU/CSU, que lideram com cerca de 30% das intenções.
Também houve manifestações em Aschaffenburg, na Baviera (sul) e em Halle (leste).
ilp-smk/eg/meb/jb