Vice-premiê é absolvido na Itália em julgamento por bloqueio de migrantes no mar

O vice-primeiro-ministro italiano Matteo Salvini, julgado por bloquear no mar em 2019 uma embarcação com 147 migrantes a bordo, foi absolvido em primeira instância nesta sexta-feira (20) por um tribunal da Sicília.

Salvini, de 51 anos, enfrentava acusações de abuso de poder e privação de liberdade por impedir, durante quase três semanas, que migrantes resgatados pelo navio da ONG espanhola Open Arms desembarcassem na Itália. Na época, ele era ministro do Interior.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Em nome do povo italiano [...], o tribunal de Palermo [...] absolve Matteo Salvini", declarou o juiz Roberto Murgia após a deliberação.

O anúncio foi recebido com aplausos pelos simpatizantes do político de extrema direita presentes na sala de audiências, observaram jornalistas da AFP no local.

"Estou feliz. Após três anos, o bom senso venceu", disse Salvini aos repórteres ao sair do tribunal. "Defender as fronteiras, proteger a pátria, lutar contra os traficantes e ONGs estrangeiras e proteger nossos filhos não é crime, mas um direito", acrescentou.

Ele é líder do partido anti-imigração Liga, integrante da coalizão ultraconservadora liderada pela primeira-ministra Giorgia Meloni, que considerou a decisão uma "boa notícia".

Por outro lado, o fundador da Open Arms, Óscar Camps, afirmou que a ONG continuará sua "missão no mar" e estuda a possibilidade de recorrer da decisão.

O bloqueio dos migrantes no mar por quase três semanas atraiu a atenção da mídia mundial. Outros países da União Europeia se ofereceram para acolher os migrantes, e várias ONGs intervieram.

No final, os migrantes foram autorizados a desembarcar na ilha italiana de Lampedusa, após uma decisão da justiça.

ljm-gab/mab-jvb/an/ic/mvv

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

justiça política imigração itália migração

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar