Associação diz que cão salsicha pode ser banido da Alemanha
Organização criou uma petição online contra as novas leis de proteção animal. Governo quer combater práticas cruéis na criação de animais
13:37 | Mar. 27, 2024
A principal associação de criadores de cachorros da Alemanha afirmou que os cães da raça Dachshunds, conhecidos como “cães salsicha”, podem desaparecer do país se uma reforma na legislação de proteção animal for aprovada. O projeto, protocolado em fevereiro deste ano, é alvo de uma petição online, que já tem mais de 12 mil assinaturas contra a lei.
Segundo a organização Verband für das Deutsche Hundewesen (VDH) — Associação Canina Alemã, em português — a nova legislação pode provocar “grande incerteza jurídica” entre autoridades, criadores, veterinários e donos de cães. Isso porque as “anomalias do sistema esquelético” citadas na lei podem ser interpretadas como as caraterísticas de algumas raças.
Além dos cães salsicha, a VDH cita que raças como Beagle, Terrier e Schnauzer também estão ameaçadas pela lei.
Cachorros são capazes de entender humanos, afirma novo estudo; ENTENDA
Ministério alemão nega que a lei se refira a raças específicas
Segundo o Ministério da Agricultura alemão, a nova lei visa combater práticas cruéis na criação de animais, como as “características reprodutivas que infligem 'dor, sofrimento e danos' às gerações futuras”.
Em nota divulgada, a associação cita que o projeto lista características que “podem levar à proibição da criação de cães saudáveis”.
“As características 'anomalias do sistema esquelético' listadas na lei poderiam ser interpretadas como uma proibição da reprodução de qualquer desvio significativo de tamanho”, alega a associação. “Este termo pode, por exemplo, ser atribuído ao comprimento das pernas de Dachshunds e outras raças de cães pequenos”, diz a VDH em nota divulgada em seu site.
Os cachorros-salsicha são populares na Alemanha, segundo o portal britânico The Telegraph. Os cães foram criados pela primeira vez na Idade Média para terem pernas atarracadas. No entanto, sua criação também trouxe um risco dos cães desenvolverem problemas na coluna.