IA apelidada de 'calculadora da morte' consegue prever possível data da morte de pessoas
Com quase 80% de precisão, 'calculadora da morte' foi desenvolvida a partir da análise de mais de 6 milhões pessoas; saiba como funciona
15:54 | Dez. 26, 2023
Um novo modelo de inteligência artificial (IA) está sendo chamado de "calculadora da morte". Este apelido se deu devido à capacidade desta IA de prever a data da morte das pessoas com 78% de eficácia.
Batizada de "life2vec", esta IA analisa padrões de vida e de comportamento, e determina se a pessoa morrerá dentro de 4 anos. O modelo foi desenvolvido por cientistas da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) e o estudo foi publicado pela revista Nature Computational Science.
Como a calculadora da morte foi criada?
A equipe liderada pela professora Sune Lehmann, analisou informações de mais de 6 milhões de dinamarqueses em um arquivo com dados de 2008 a 2016. Dentre os dados, estão incluídos tópicos como trabalho, rendas financeiras, escolaridade, doenças, gravidez e até local de residência.
A IA foi capaz de acertar a morte de quase 8 em cada 10 pessoas. Os pesquisadores acreditam que o modelo pode apontar padrões existentes entre as pessoas e, assim, determinar por quanto tempo aquele ser humano ainda viverá.
Em comunicado, a principal desenvolvedora da "life2vec", Sune Lehmann, disse: “Usamos o modelo para abordar a questão fundamental: até onde podemos prever eventos no futuro com base nas condições e eventos do passado? O que é emocionante para nós, cientistas, não é tanto a previsão em si, mas os aspectos das informações que permitem fornecer respostas tão precisas”.
LEIA MAIS | Descubra como a Inteligência Artificial pode impactar sua vida
Questões éticas da calculadora da morte
Ainda segundo Lehmann, a IA pode gerar um amplo debate sobre análise de comportamento e traçar perfis precisos: "Utilizamos estes perfis para prever o nosso comportamento e influenciar-nos. Esta discussão precisa fazer parte da conversa democrática para que possamos considerar para onde a tecnologia nos levará e se é isso o que queremos".
No entanto, a maior barreira que a "calculadora da morte" encontra são as leis dinamarquesas. Na Dinamarca, esta IA se tornaria ilegal devido à legislação do país sobre as políticas de privacidade na internet e seu impacto nas decisões das pessoas.
LEIA MAIS | Reportagem seriada: Tecnologia e inteligência artificial